41 9255-6858 larissaosteo@gmail.com

Dor Lombar

A dor na coluna lombar é a segunda maior causa de queixas de pacientes aos médicos, perdendo somente para a dor de cabeça. O problema atinge mais de 80% da população mundial, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Ela pode ser leve ou até incapacitante, chegando afastar muitas pessoas do trabalho.

A lombalgia, como é conhecida, tem diversas causas.
Pode ser por problemas posturais, musculares e mecânicos, mas ainda pode ser causada por desequilíbrios corporais vindo de outros lugares.
Temos alguns pontos importantes no corpo humano a serem avaliados que, se alterados, geram mudanças na biomecânica corporal.
São eles: Problemas na articulação temporomandibular (ATM), alterações viscerais (principalmente problemas no intestino, útero, próstata, fígado,rim, etc), alterações nos pés (seja pela pisada ou algum trauma) e alterações oculares.

Outro ponto importante a ser avaliado em uma dor lombar, são as cicatrizes. Ela pode gerar uma tensão fascial e sobrecarregar a coluna. Cita-se, como exemplo, a cesariana, que muitas vezes gera um desequilíbrio na lombar. A abdominoplastia é um outro exemplo pode alterar a pressão intraabdominal, sobrecarregando a lombar.

Por isso é importante realizar uma avaliação minuciosa antes de qualquer tratamento.
Enfim, um bom profissional vai saber avaliar e escolher as melhores técnicas e qual caminho seguir no tratamento da dor.