Articulação temporomandibular (ATM)

A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação que possui a função de abrir e fechar a boca. Como fazemos isso muitas vezes ao dia, ela é a articulação mais utilizada do corpo. Sua musculatura (masseter, pterigoides lateral e medial e temporais) são sempre hipersoliciadas.

A ATM também é a articulação que liga a mandíbula ao crânio (no osso temporal, próximo ao ouvido). Ela tem relação importante com a coluna cervical, através da musculatura, fáscias, nervos e articulações.

A DTM é a disfunção temporomandibular, ou seja, o funcionamento anormal desta articulação. A DTM pode ter diversas origens como por exemplo: bruxismo, traumas, doenças reumatológicas, estresse, postura, má oclusão, estresse, etc.

Por ter relação importante com a cervical e o crânio, sua disfunção pode gerar alguns sintomas como estalos e dores ao abrir a boca, dores no rosto, zumbidos, dores de ouvido, dores de cabeça, dores musculares cervicais e ombros, torcicolos de repetição, além de gerar outras adaptações no resto do corpo.

A osteopatia é um tratamento manual que trabalha de forma global o corpo, investigando as causas da dor para melhorar o sintoma. Avalia-se a mobilidade da ATM, as tensões musculares, a mobilidade craniana, a coluna cervical e outras tensões e bloqueios corporais possíveis.

O alívio é quase sempre imediato, minimizando a dor, melhorando a postura, melhorando a amplitude de movimento da boca, a vascularização e diminuindo a inflamação.