Entorse de Tornozelo

Benefícios da Osteopatia no Tratamento

ENTORSE DE TORNOZELO

A entorse de tornozelo, é uma das lesões mais comuns na prática esportiva e no geral. Ocorre um trauma em inversão e flexão plantar, ou seja, uma torção do pé para dentro. É muito difícil ocorrer fratura, mas pode ocorrer lesão ligamentar com frequência.

SINTOMAS

O que pode ocorrer é lesão ligamentar, total ou parcial, dos ligamentos laterais do pé. Normalmente pode gerar forte incômodo e sensibilidade no pé ao pisar. Em uma entorse muito grave, é importante que se procure um médico para ter certeza que não houve uma fratura.

A entorse de tornozelo, quando mal tratado pode gerar uma instabilidade local, dificultando a caminhada, por dores no tornozelo.
Quando ocorre uma entorse, ocorre um desequilíbrio nos ossos do pé, podendo gerar uma cadeia lesional ascendente, ou seja, problemas nas articulações acima do pé.

Como o pé é a base de sustentação do corpo, se ele estiver em desequilíbrio biomecânico, todo o resto do corpo pode se adaptar a isso e ocorrer diversas lesões futuramente.

É muito comum, as pessoas torcerem o tornozelo e não tratarem corretamente, o que pode levar a outros problemas futuros, como por exemplo: hérnia de disco, lesões de menisco do joelho, lesões musculares, torcicolo, etc.

Quem segura todo corpo, são os pés. Se eles estão com algum bloqueio biomecânico, podem influenciar outras estruturas.

Na articulação do pé, existem muitos ossos, que com a entorse, se desequilibram e se fixam de uma forma errada.

Com a torção do tornozelo, ocorre a compressão do osso do tálus com a tíbia, o tálus se anterioriza e roda internamente, ocorre a queda do osso cuboide e do navicular, um varo de calcâneo, a posterioridade da cabeça da fíbula, uma tensão nos músculos isquiotibiais, a posterioridade do osso ilíaco, uma tensão nas vértebras lombares e cervicais.

A coluna lombar e a cervical podem sofrer com a entorse.

Se você sofreu uma entorse, procure um osteopata. Com certeza ele pode te ajudar na prevenção de muitas lesões.